segunda-feira, 5 de setembro de 2011

Desenhando ciência

 Deu na Folha Saber de hoje, 05/09 - "Desenho facilita o aprendizado de ciências". Artigo publicado na Science de 26 de agosto, escrito pela pesquisadora Shaaron Ainsworth (Universidade de Nothingan - Inglaterra), comprova que desenhar, não só ajuda na compreensão de conceitos científicos, mas também melhora a capacidade de interpretação do aluno. A pesquisadora do uso da imagem para comunicação da ciência nos EUA, Dra. Felice Frankel acaba de ser contratada para dar aulas de desenho para estudantes de engenharia química no conceituado MIT (Instituto de Tecnologia de  Massachusetts).
Na prática, pude comprovar a importância do desenho no trabalho com meus alunos no ensino a Biologia. Durante anos, trabalhei com desenhos e representações esquemáticas. Com o passar dos anos e as pressões pelo uso de inovações tecnológicas, migrei para o conteúdo 100% digital e pude verificar o aumento nas dificuldades de compreensão. Migrei no caminho inverso, buscando um equilíbrio entre o uso de conteúdos digitais e desenhos na boa e velha lousa. Espantosamente, pude verificar a melhora na compreensão e o esforço de alguns para aperfeiçoar seus esquemas, bem como a utilização destes para estudar e explicar conteúdos para colegas com dúvidas.
Acredito que a tecnologia digital é importantíssima para a educação mas, não nos esqueçamos que o desenvolvimento mental está associado ao desenvolvimento de atividades motoras e intelectuais. Os avanços da neurociência têm que estar atrelados ao desenvolvimento da tecnologia da informação e da comunicabilidade para que tenhamos resultados efetivos em termos de ensino-aprendizagem.

4 comentários:

  1. Neste ponto eu faço questão de ter uma lousa bem organizada e os desenhos das moléculas eu faço e refaço, sem preguiça, na hora da aula.
    :)
    Belo artigo.

    ResponderExcluir
  2. Prof Wagner (é... sempre te chamarei de professor) tens TODA a razão! Eu adorava seus desenhos nas suas aulas, e adorava copiá-los! E eu tb comprovei isso na pratica, desenhando mesmo. Juntando o útil ao agradável (eu AMO desenhar). Por causa disso mtas coisas que eu apredi no colégio, mais de 5 anos atrás, e hoje em dia eu nem uso, ainda lembro prerfeitamente. Coisas que ajudam no aprendizado: desenhos, modelos 3D, e modelos físicos (ex.: modelos moleculares, precebi nas aulas e tb pq ganhei um; e, no caso da Bio, aquela exposição que ficou marcada em minha memória, a exposição Corpo Humano na Oca, que foi vc, Prof. Wagner, que nos levou!). Obrigada por sua lousa impecável.

    Ah! Outra tecnica que é mto usada, e vc usou para explicar osmose (foi inesquecível) é pegar "cobais" e representar na frente da sala. Lembro-me de vc ter-me pego para ser sal na representação da osmose, e usas as carteiras azuis da sala como membrana semi-permeável. Aulas memoraveis as suas, querido Prof.! ;)

    ResponderExcluir
  3. Obrigadíssimo Laura! É muito bom ouvir este tipo de elogio, principalmente em um país que o professor é tão menosprezado! Ter tido alunos fantásticos como você foi para mim uma grande escola e acredite, me fizeram evoluir como professor e educador! Participe sempre do blog. Será um grande prazer tê-la colaborando.

    ResponderExcluir