sexta-feira, 25 de setembro de 2009

A importância do ato de estudar.


Um dos maiores problemas da educação no Brasil é a confusão que se faz a respeito do verdadeiro papel da escola.

Com a internet, livros e periódicos, sem contar os canais especializados em transmitir informação como Discovery, National Geographic e Futura, o papel do professor e da escola como um todo não se restringe na função de ensinar esse ou aquele conteúdo. A escola é palco sim, da instrumentalização do indivíduo como ser inteligente e cidadão. Instrumentalizar significa propiciar a esse indivíduo, condições de desenvolver suas habilidades de ler, escrever, compreender, raciocinar, argumentar, discutir, relacionar, criar, resolver problemas e conviver em sociedade.

Para isso, é importante que se entenda a necessidade do estudo e da pesquisa. A responsabilidade do aprendizado não é exclusiva do professor. Este deve criar condições para que o aluno possa aprender e despertar no mesmo, a curiosidade. Mas, o estudo, a leitura e a pesquisa são as formas reais para um aprendizado sólido e duradouro, sendo de responsabilidade do estudante e de suas famílias a sua promoção. A escola é um laboratório para a vida adulta. Nela, o aluno pode aplicar aquilo que aprende e é aqui que se descobre enquanto cidadão e membro de uma sociedade, baseada na liberdade individual e no respeito ao outro e as leis que a regem.

Quando tivermos a consciência plena, das partes envolvidas, de seus papéis no processo educacional, teremos dado o passo fundamental para o pleno desenvolvimento da sociedade brasileira que almejamos: civilizada, ciente de seus direitos e consciente de suas obrigações, solidária e participativa, preocupada com o bem comum e capaz de gerir seus recursos e gerar suas riquezas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário