sábado, 3 de outubro de 2009

A ilimitável mente humana


A ilimitável mente humana
Wagner Israel.
A neurociência é um dos campos da pesquisa científica que mais se trabalha na atualidade, juntamente com as pesquisas genômicas. Tal importância é conseqüência do fato de ser o cérebro humano e seu funcionamento, ainda pouco conhecidos.
Entretanto, ao falarmos de inteligência, hoje sabemos que as possibilidades do ser humano são infinitas. Definitivamente, inteligência é algo que se adquire, basta treinar o cérebro para tal.
Como qualquer outra habilidade, a inteligência é resultado da repetição de exercícios, o famoso treino. Por exemplo, se você quer desenvolver a habilidade matemática, basta treinar resolver problemas de lógica e raciocínio. A cada dia, seu cérebro ficará mais hábil para realizar esta tarefa. O mesmo vale para interpretar textos, desenhar, etc.
Algumas pessoas nascem com algumas partes do cérebro mais desenvolvidas do que outras. Uns apresentam habilidade de oratória, falam em público com facilidade, adoram discursar, eu por exemplo. Já outros, têm grande aptidão para ciências exatas, outros para o desenho, etc. O importante é sabermos que qualquer um pode desenvolver todas as potencialidades da mente, trata-se de querer.
Já que estamos falando em treinar o cérebro para desenvolver habilidades, acho que fica clara a importância do estudo diário e da lição de casa. Talvez, se mudássemos o nome disso para Treino diário do cérebro, as pessoas tivessem menos resistência a esses dois procedimentos, bastante simples, por sinal. Não basta receber o conhecimento de forma passiva, na escola, é preciso praticá-lo, desenvolver as habilidades de leitura, interpretação, escrita e raciocínio. Quanto mais isso for feito, melhor é o aprendizado, melhor é o desempenho do estudante.
Nós humanos, temos o péssimo hábito de atirar para baixo do tapete aquilo que não nos agrada. E muitas vezes não gostamos porque é difícil. Ao contrário, precisamos buscar forças para nos empenharmos em enfrentar esses desafios. Quanto mais fazemos isso, mais fácil torna-se a superação dessas dificuldades e assim, não nos limitamos.
Temos uma incrível capacidade de aprender e compreender todas as formas de conhecimento. Quanto mias explorarmos esse potencial, maior se tornará nossa capacidade de auto reinvenção, tão importante num mundo que muda rapidamente, do dia para a noite.
Este é um assunto que sempre estará em pauta no ambiente escolar e a Expo-Cérebro, bem como os exercícios pré e pós visita são mais uma bela oportunidade de debatermos o aprendizado da inteligência.
Tente. Reinvente-se!

Nenhum comentário:

Postar um comentário