segunda-feira, 27 de dezembro de 2010

EDUCAÇÃO: A arte de ensinar I: O ambiente.

Ouve-se muito a respeito da dificuldade em ensinar nas salas de aula brasileiras. Realmente, ensinar é uma tarefa complexa que exige dedicação e muito trabalho. Iniciamos uma série de textos que abordarão várias facetas da complexa arte de transmitir conhecimento a quem, nem sempre, está disposto a adquiri-lo. Olha, de fato, uma boa parte de nossos estudantes vai a escola porque o pai ou a mãe manda e não por vontade própria. e isto é, absolutamente normal. Nosso jovem aprendiz, muitas vezes, não consegue enxergar a importância da escola para sua vida futura. Cabe-nos (pais e professores) ajudá-lo a descobrir, propiciando seu amadurecimento  e criando um ambiente favorável ao aprendizado.
Segundo Watson, somos fortemente influenciados pelo meio. É necessário que os pais, em casa, dêem importância ao conhecimento, à organização, ao estudo, à lição de casa, etc...
Na escola, é importante que se estabeleça uma relação de confiança entre os educadores e o estudante. Há a necessidade de regras bem estabelecidas. Regras simples de convivência social e que não variem de acordo com o humor de ninguém. Outro ponto importante é que haja um coordenador responsável por aplicar estas regras. Que este educador tenha a confiança dos alunos e senso de justiça. Que tenha em mente a importância de se aprender com o erro e não simplesmente a punição por si só. Quanto ao professor, sua preocupação deve estar ligada ao aprendizado, ao saneamento de dúvidas. Não cabe ao docente: sermões sobre comportamento, nem a aplicação de sanções disciplinares. Um professor organizado, que prepara suas aulas com esmero, que mostra boa vontade em explicar, que facilita a resolução de dúvidas e que mostra sua paixão pelo conteúdo, percebe cada aluno, identifica problemas e favorece postura semelhante do aprendiz. Lembre-se: o professor é um vendedor de idéias!

Nenhum comentário:

Postar um comentário