segunda-feira, 27 de dezembro de 2010

EDUCAÇÃO: A arte de ensinar II: o professor

Vejamos. No artigo anterior, falamos sobre a ação do ambiente no aprendizado. Abordamos sobre como os responsáveis pelo processo ensino-aprendizagem devem portar-se para criar um ambiente favorável. Quando falo sobre responsáveis, refiro-me aos pais, aos professores e a coordenação pedagógica, pois, o processo todo inicia-se em casa, continua na escola e continua ema casa. Então, como deve ser o ambiente:
- Ambiente organizado, com regras claras de convívio social, hierarquia, direitos, deveres, rotinas e horários bem estabelecidos.
- Papéis dos atores do espaço (jovens, pais, professores e coordenadores) bem definidos.
- Valorização do conhecimento, do estudo, da descoberta, da lição de casa.
- Cumprimento de acordos e prazos.
- Preocupação com as dúvidas.
Ótimo! Falemos então do professor. Ele é um vendedor de idéias. Ora, se para vender algo concreto para alguém que quer comprar aquilo, você precisa se empenhar no convencimento, dar descontos, etc... E para vender algo abstrato para alguém que nem sempre quer comprar? Lembre-se da imaturidade de nossos jovens, tratada no artigo anterior. Quem manda o filho para a escola e quer que ele aprenda algo, são os pais! Para vencer esta barreira, tenho algumas dicas dadas por vários alunos meus ao longo desses mais de vinte anos. Acredite, seguí todas elas e funcionaram:
- " Gosto de você porque olha para a gente... Há professores que nem percebem se estamos aqui ou não, desde que estejamos quietos."
- "Vejo o suor escorrer de seu rosto, tentando formas de explicar aquilo que não entendemos."
- "Sinto-me a vontade para tirar minhas dúvidas. Sinto que você se importa com elas."
- "As regras são claras e valem para todos. Não variam de acordo com seu humor. Você percebe quem está conversando e fala com aquela pessoa. Não dá bronca na sala toda. Não pára a aula para dar sermões."
- "Você corrije toda a lição de casa."
- "Você me ensina a estudar."
- "Tem professor que cobra organização, cumprimento de prazos para as tarefas, mas, demora para entregar as notas, perde trabalhos... Por isso, gosto de você."
Hum... Acho que você, leitor, pai, mãe ou professor, já entendeu, não?
Perceba que tudo isso vale para os pais e para os professores. Nós somos os exemplos e eles refletirão nossas boas e más práticas! Na próxima, falaremos sobre o ato de estudar!   

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