quarta-feira, 29 de dezembro de 2010

EDUCAÇÃO: A Arte de ensinar III - O estudo

Se ensina a estudar? Sim. Talvez, esse seja um dos principais ensinamentos que possamos transmitir a nossos aprendizes. A grande maioria não sabe fazê-lo.
Bem, primeiramente, vamos definir o que é estudar. Assistir aula é estudar? Não. Assistir aula é receber conhecimento. É passivo. Estudar é ativo. É a busca pelo conhecimento, pela informação e o aprofundamento daquele conhecimento. É a busca por completar idéias, relacioná-las; permitir que façam sentido na sua cabeça. A aula tem por objetivos:
- 1º: Despertar em quem assiste a vontade de possuir maiores informações sobre aquele tema. Por isso, dizemos ser necessário "vender idéias". O professor deve demonstrar toda a sua paixão pelo assunto.
- 2º: Apresentar um "roteiro", um caminho para que o estudante transite com mais facilidade sobre o ainda desconhecido.
- 3º: Sanar dúvidas que surgirão após o estudo.
O estudo deve acontecer sempre, diariamente. Deve-se estabelecer um horário fixo para ele. Vamos começar com uma hora. Por exemplo, se o aluno vai a escola pela manhã, vamos fixar um horário entre 14h e 15h. Esta hora deve ser dividida em duas partes:
- Na primeira parte: rever os conteúdos trabalhados no dia. Isso pode ser feito complementando as anotações do caderno de aula com a leitura do livro didático, por exemplo. Também é interessante refazer os exercícios trabalhados na sala de aula (para as exatas, esse processo é indispensável!).
- Na segunda parte: fazer a lição de casa do dia. Perceba que a lição é sobre os assuntos que acabaram de ser estudados! O aluno está revendo o tema pela terceira vez no mesmo dia! É como se você escrevesse por cima de uma mesma palavra por três vezes! Aquilo fica forte, bem gravado, de modo que fica difícil de apagar. Bem, se esse processo todo foi bem feito, surgirão dúvidas. Abençoadas dúvidas! Só tem dúvidas quem estuda e se surgiram, é porque houve aprofundamento no assunto.
Agora, dúvidas não podem ser acumuladas, colecionadas. É preciso saná-las, no próximo encontro com o professor. Isso é indispensável!
É isso! Com esta prática, o estudante elimina o hábito de estudar na véspera e torna o momento da avaliação, normal, como qualquer outra atividade escolar. Os assuntos passam a fazer sentido e a escola volta a ficar interessante. Ele sente que aprende e esta sensação é ótima! Na próxima postagem da série, falaremos sobre o vestibular!

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