domingo, 16 de janeiro de 2011

Caos na serra carioca - de quem é a culpa?

Infelizmente, vivemos um momento de profundo pesar com a tragédia que atingiu as cidades de Nova Friburgo, Petrópolis, Teresópolis e região. 
Acompanhando a cobertura pela imprensa, lamento muito que não seja abordada com mais clareza as causas da tragédia. Exceção seja feita à cobertura realizada por Ana Maria Braga e equipe. Surpreendente!
Muito se tem falado da ação do poder público, deficitária ao não remover moradores de áreas de risco. A região que estamos falando era uma estação turística! A maioria do que foi destruído existe lá há muito, muito tempo. Não estamos falando de ocupações irregulares, pelo menos não a maioria. O que aconteceu se deve a tormentas nunca antes vistas! E elas tem uma causa. DESEQUILÍBRIO CLIMÁTICO E AMBIENTAL! Foi avisado que estes fenômenos se intensificariam cada vez mais! A culpa é de todos nós. Pouquíssimos mudaram seus hábitos de vida e abriram mão de certos confortos tecnológicos que danificam violentamente o meio. Há quem diga que o aquecimento global não existe! Inclusive, isso é alardeado por certa igreja, proprietária de uma grande rede de TV que faz sensacionalismo com o sofrimento das vítimas!
Passei as últimas duas semanas no litoral paulista e constatei a seguinte situação: se uma tormenta como a que atingiu o Rio, atingir a Serra do Mar, Anchieta e Imigrantes serão moídas. O morro virá abaixo e como será feito? As rodovias que ligam o principal porto do país (Santos), estão em área de risco?
Tudo o que foi construído em montanhas está em área de risco. Tudo o que está construído próximo a rios, está em área de risco. Todas as cidades litorâneas estão em áreas de risco. Não no Brasil, mas, no mudo!
O poder público tem sua parcela de culpa? Óbvio que sim. Mas, todos temos. Para onde migraremos? O que vamos fazer?
Não há como evitar o que está acontecendo, infelizmente. Precisamos de ações globais duras para conter as mudanças, para que possamos continuar habitando este planeta, pelo menos parte dele!
A 1ª CONVENÇÃO SOBRE CLIMA ACONTECEU EM 1992, NO RIO DE JANEIRO - HÁ 19 ANOS? O QUE FOI FEITO DESDE ENTÃO? 

Nenhum comentário:

Postar um comentário