sábado, 26 de setembro de 2009

Inspire: Algo Está Acontecendo



A vida é simples. Esta existência deveria ser simples. O verdadeiro amor é simples. Todas as coisas boas – ao seu redor, em você e a seu respeito – são simples.
A paz também é simples, mas, se eu perguntasse: “O que é paz para você?”, todos darão uma resposta diferente. Se eu perguntar “O que é Deus?”, a resposta será baseada em sua religião, na sua formação, naquilo que seus pais, seus amigos e as outras pessoas lhe disseram.
Você sempre quis se sentir bem. Seu desejo de se sentir bem vem de muito longe. Para dizer a verdade, vem da sua infância. Você queria se sentir bem – era isso. Não tinha grandes compromissos. Quando não se sentia bem, você chorava.
Quem lhe ensinou a chorar? Isso começou no primeiro dia. A primeira coisa que a maioria das pessoas fazem quando nascem é chorar. Se não chorar, o médico vai pegá-lo pelas pernas e lhe dar tapinhas até que chore. E, o mais importante, quem lhe ensinou a ficar quieto quando tudo está bem? Quando você está satisfeito, nada precisa ser feito, ou dito, ou expressado. Tudo está bem. Esse é você.
É basicamente assim que você ainda se comporta. Quando tudo está bem – magnífico. Quando não está tudo bem: “Por que você deixou a porta aberta? O que há de errado com você? Por que está me olhando? Por que está falando assim comigo?” A simples existência de outro ser humano, que na verdade você ama, pode irritá-lo, só porque nada está bem. Quando tudo está bem, as coisas são muito simples, porque a vida é simples.
Algumas pessoas dizem: “Não se pode dizer que minha vida é simples. Tenho todos esses problemas. Meu gato me deixou, minha esposa quer me deixar, meus filhos vivem me mandando contas para pagar...”
As complicações que trazemos para nossas vidas – o bem e o mal, o certo e o errado, o amor e o ódio, dúvidas – tornam a vida tão complexa. Todos nós queremos a simplicidade. Temos uma conexão com a alegria, e a simplicidade é a única forma de produzir alegria. A questão é: como conseguir a simplicidade?
Existe uma alegria que vem de fora e outra que vem de dentro. Não estou ignorando a alegria externa. Mas há uma alegria que vem de dentro, e ela só surge quando existe simplicidade em sua vida.
É simples porque, desde o dia que respiramos pela primeira vez, essa energia reside em nós. Durante todo esse tempo, mesmo que não saibamos nada sobre isso, ela permanece em nós. Não é algo absolutamente simples?
A vida quer estar contente. A vida quer ser feliz. Você quer ser feliz. Algo está acontecendo aqui, não é? Você pode se mover, falar, pensar, sorrir, chorar. Alguma coisa está acontecendo aqui, e um dia vai parar. O que é isso que está acontecendo? São seus compromissos? É o seu trabalho? São todas as coisas que você faz? São seus gostos e desgostos?
Existe algo que continua acontecendo nos meus dias bons e nos meus dias maus. Tudo o que eu chamo de bom e mau é irrelevante diante do fato de que algo mais está acontecendo. O vaivém desta respiração é automático e deve-se a um fato magnífico: estar vivo. Toda complicação um dia se vai. Assim como você. O desafio parece ser encontrar o simples e permanecer aí persistentemente enquanto você estiver vivo.
Não soa como um desafio – encontrar isso e permanecer aí pelo resto de sua vida? É possível. Sua alegria interna precisa ser respeitada. O amor precisa ser honrado. O maior de todos os presentes, essa tão delicada e linda respiração, precisa ser respeitado. Reconheça isso pelo próprio mérito. Agradeça pela coisa mais magnífica e, no entanto, a mais simples de todas em sua vida.
O que acontece quando você respeita sua vida interior? A energia interna responde a essa honra, e a homenagem que lhe é prestada é chamada de paz. A paz é a sua recompensa. É também chamada de alegria, entendimento, clareza. É simples assim.
Prem Rawat

Nenhum comentário:

Postar um comentário