sábado, 22 de dezembro de 2012

Histórias - parte 3

Eu e Flavia saímos para terminar s compras de Natal. Comprei um cachimbo e fumo cereja Cândido Giovanella, dos nacionais, o melhor...Em algum tempo dos anos 90 adquirira o hábito como alternativa para o cigarro. Apesar de gostoso, não adiantara muito. Agora, aos quarenta, acredito estar mais sereno e resolvi tentar novamente...Sabe.... Inicialmete achei que estaria na crise dos quarenta mas, essa idade paree ter me libertado de muitas coisas. estou mais briguento, digo mais nõs e definitivamente só faço o que eu quero e ponto. estou menos preocupado com a barriga que teima em aumentar, proporcionalmente ao consumo de cerveja que tem aumentado também. A diabetes e a pressão alta passam a ser companheiras, quase cúmplices. A cada dia consigo equilibrar melhor as coisas. Se quero tomar cerveja, não como pão ou massas...Doces, nem pensar! Sou um ser completamente livre do açúcar! A pressão, que ooutrora, levara-me ao hospital na casa dos 20 por 16 e me causara algumas sequelas, hoje está 11 por 6! E as sequelas...Também já me acostumei....Não consigo mais andar rápido e o pé esquerdo é o primeiro a pedir arrego. Se antes isso me irritava, hoje, simplesmente paro e descanso. As lindas meninas de vinte e alguns, agora, me chamam de senhor e oferecem-me seus lugares nos ônibus...Antes, ficava deprimido, hoje rio da situação. estou caminhando a passos largos para tornar-me um vovô simpático!Kkkkkkkkkkkk.
Bem, bem, na outra parte, disse que falaria sobre o "Construtivismo cidadão". bom, acredito que a escola não seja apenas o lugar no qual o estudante...desculpe, que a criança e o jovem vão buscar conhecimentos formais,  até porque, isso estã no Google. Você pode aprender Química, Biologia ou Gramática apenas com alguns cliques e força de vontade....também não ocncordo co a idéia de transformar o professor em um avatar que apenas vai orientá-lo nessa navegação em busca do conhecimento. Primeiro, vamos substituir a palavra professor por educador. A função este é despertar ou resgatar no jovem a curiosidade por conhecer um pouco daquela área de conhecimento. Essa, na verdade, é apenas uma de suas funções e deve ser realizada em "aula". Agora, o jovem precisa de muito mais que isso...Primeiramente, devemos criar um ambiente favorável: a escola ão deve ser chata, deve ser um ambiente que o acolha, quue o respeite e que permita o seu desenvolvimento coletivo e, principalmente, individual. Quais os talentos dele? Ele gosta de compor? Ele gosta de representar/atuar? Ele gosta de ler? Ele gosta de desenhar? Não é possível uma escola que desperdice talentos e teime em enjaular o jovem em um processo apostialdo e conteúdista, apenas.O educador, seja ele, professor, coordenador ou diretor, tem de possuir sensibilidade suficiente para enxergar o jovem como um todo e não como um número. Tem que ser exemplo. De perfeição arrogante? Não. De indivíduo humilde, justo, trabalhador,  de família, feliz e que se importa. Que derrama suas gotinhas de suor no intuito de ajudar aquele jovem. Educador de mau humor com a vida, que trabalha por não ter alternativa, não tem espaço no meu grupo.É preciso criar um ambiente acolhedor, que proponha desafios e estabeleça regras de convívio social e hierarquia, democraticamente. O jovem tem de ver sentido nas regras. elas jamais podem variar de acordo com o humor das pessoas. Esatas regras devem transformar o ambiente escolar em um laboratório para os desafois do cidadão de bem na vida adulta! Bem, falei demais, né! Vou dar um tempo para que vocês ddigiram tudo o que disse e d próxima vez, falaremos da família. De que forma ela pode e deve participar de todo esse processo. Ah! Já ia me esquecendo....Muita gente leu os posts mas, ninguém comentou....Por favor, troquem comigo, me ajudem a dar um rumo para isso, ok? Abraços!!!

8 comentários:

  1. Diante de todos os papéis que desempenhamos na vida, independente da idade que temos é a vontade de fazer sempre o melhor que nos empurra à vida; afinal não sabemos o dia de amanhã. Agora, chegar aos 40 anos, tem muitas desvantagens, porque o corpo envelhece mais rápido que a alma; mas tem vantagens: um novo olhar com novas perspectivas.
    É nessa idade, que desempenhamos a filosofia da vaca, rimos das descobertas dos jovens, nos divertimos com as curiosidades das crianças. Viva a experiência!!!!

    ResponderExcluir
  2. Lindo texto meu querido amigo irmão...Ou seria vovô simpático ? :). Mas vou lhe dar um conselho.Idade não é nada, se o espirito teima em querer parecer jovem. Veja o meu caso. Estou com 55 anos, e não posso ver um patinete, que já estou pulando em cima. Pode até ser uma atitude radical, um tanto rock and roll. \../. Mas te garanto que é o melhor remédio para curar as dores. Mas faz uma forcinha...E deixa de lado o soberbo cachimbo. Desta forma querido amigo. Terás mais 40 anos para desfrutar as doçuras da vida, ao lado desta vossa linda e honrada família.

    Abraços fraternos querido irmão, e Boas Festas para ti e para os seus

    ResponderExcluir
  3. Israel, meus parabéns, seus textos estão ótimos! Acho que deveria fazer um livro :)
    Uma pessoa como você, com certeza vai se dar bem nessa nova jornada.
    Se o que voce implantou no Módulo foi bom, imagina no Colégio das Americas, que seu trabalho vai ter mais liberdade.
    Abração para ti!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Pedro! Nos conhecemos pessoalmente? Vou dar uma checada em seu blog e poderemos investir em uma colaboração, o que acha? Bem, obrigado pelo comentário e esteja a vontade para participar quando quiser!
      Abraço forte!

      Excluir
    2. Israel, aqui quem fala é o Pedro Victor que era do 3RB.
      Este blog que eu tenho, eu não uso já faz tempo,existem neles muitas coisas desatualizadas,uso mesmo essa conta para comentar e dizer o que acho dos outros blogs. Grande abraço!

      Excluir
    3. Legal Pedrão! Quando quiser, podemos fazer uma parceria! vlw. irmão! Fica com Deus!

      Excluir