quarta-feira, 26 de dezembro de 2012

2013 - Ano Internacional de Cooperação pela Água.

Sustentabilidade. Ao contrário do que muitas pessoas pensam, esse termo não é inverso a crescimento, produção e geração de empregos. Ele significa crescer e produzir sem destruir. Sem esgotar os recursos naturais de nosso planeta. Pense, crescer as custas de milhões de vidas sacrificadas por não ter acesso aos mínimos recursos naturais para sobreviver? Em um momento em que teóricos discutem aquecimento global, sim ou não, sem ações práticas que salvem vidas e criem condições dignas de sobrevivência para as pessoas, para a fauna e para a flora. Postas essas considerações, a Organização das Nações Unidas (ONU) proclamou o ano de 2013 como o Ano Internacional de Cooperação pela Água, com o objetivo de levantar discussões e encontrar soluções práticas junto a sociedade civil, aos governos e as empresas para resolver graves questões.

O planeta Terra é composto por 70% de água, sendo que apenas 2% está disponível para uso da humanidade. Apesar de parecer pouco, é mais do que suficiente se não fosse o desperdício e a poluição.
 Precisamos, de forma urgente, ampliar o acesso a água potável e ao saneamento básico.

11% da população mundial não tem acesso a água potável e 37% não tem rede de esgotos. Esta situação leva a morte de 5 mil crianças por dia por conta de doenças diarréicas pela falta de acesso a água de qualidade.

Como educador, conclamo a todos os leitores a divulgar e promover esse importante evento. Para mudar, precisamos nos enganjar!

Para mais informações acesse: http://www.unwater.org/watercooperation2013/


Nenhum comentário:

Postar um comentário